Seminário de Interação



Escolhidas pelo grupo orientado pelo Dudu:
Grupo hall do profeta:
-Como nossa intenção é aprimorar o fluxo no espaço das portas pra que ele não seja ‘desconsiderado’ e potencializar o uso do ambiente dos bancos e sofás, nós pensamos em uma ideia que pudesse chamar a atenção das pessoas para o espaço, com mais estrutura para mais gente, e que elas pudessem interagir.
Na obra Less then three, alguém fala por um lado e as luzes da rede se acendem, e quando chega no outro lado, a frase dita sai como som. Seria uma maneira de levar interação para o local sem atrapalhar a entrada nas portas que já estão lá.

Grupo hall do elevador:
Por ser um espaço amplo em relação aos corredores e um espaço de passagem/ espera e de decisão para qual caminho escolher (escada x elevador),  pretendemos fazer uma intervenção de aguce e ressalte essas características arquitetônicas do local que influenciam nas nossas ações, além de impulsionar o diálogo e a interação entre os usuários no espaço enquanto eles o ocupa.
O vídeo de árvore de lasers faz relação com as dimensões do espaço e a importância dele ser percebido

Grupo corredor:
https://youtu.be/f_u3sSffS78  Camille Utterback & Romy Achituv - Text Rain, 1999
Instalação interativa na qual os participantes ficam na frente de uma tela espelhada e usam o corpo para brincarem com letras que caem. O texto cai sobre tudo o que oferece uma resistência e nesse local ele "pousa". Se uma pessoa acumular um bom número de letras elas passam a formar palavras e frases, que não são aleatórias, fazem parte de um poema. Ler esse poema se torna então um certo esforço físico e mental.
Instalação permanente nas cidades de Louisville e Pittsburgh. Já foi instalada em São Paulo em 2006 (Centro Cutural Itaú).

Grupo barômetro:
http://www.lozano-hemmer.com/first_surface.php têm o enfoque na questão da interação com o espaço sem necessariamente estarmos inseridas nele. Decidimos dar um enfoque na questão da dificuldade de acessibilidade no nosso local de intervenção. O pátio do barômetro , inspirado nessas ideias dos links, poderá ser acessado sem que o público entre nele.
dois espelhos acoplados um ao outro estão suspensos do ar por um fio. E atrás deles, em uma parede uma respresentacao virtual em tempo real do público. É uma tentativa de construir uma perspectiva artificial sobre o sujeito refletido.


O quarto trabalho desse link traz um “espelho” que reflete a rotina das pessoas de forma luminosa e o fluxo no local, isso seria usado para ressaltar os espaços de passagem e o pátio de barómetro que é de acesso restrito, levando a questionar o nosso dia a dia e movimentação




Comentários